Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas de prevenção às arboviroses
Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas de prevenção às arboviroses
Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Zika e Chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos por Aedes aegypti.
O enfermeiro, coordenador de epidemiologia de Santa Quitéria e responsável pelo Centro de Enfrentamento para a COVID-19, Romualdo Júnior reforça a importância da prevenção às arboviroses ao longo de todo ano. Em tempos de pandemia, a população deve manter os cuidados em dia para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
"A melhor forma de prevenir as arboviroses é eliminando ou impedindo a reprodução dos vetores. Para isso você deve cuidar do ambiente que mora, realizando buscas por possíveis criadores constantemente e reforçadas durante a quadra chuvosa. Uma vez que os vetores como aedes aegypti, se reproduzem com mais facilidade em ambientes úmidos", pontua Romualdo.
Sintomas de cada doença
A dengue é acompanhada de febre alta, dor no corpo, podendo ser muscular e/ou articulações, dor de cabeça e atrás dos olhos, também acompanhada de algumas erupções na pele e indisposição.
A zica é caracterizada por febre baixa, erupção cutânea, conjuntivite, dores musculares e articulares, mal-estar ou dor de cabeça. Esses sintomas duram de 2 a 7 dias.
A chikungunya se manifesta através de febre intensa, dor intensa nas articulações e algumas lesões na pele. O quadro agudo dura até 15 dias e cura espontaneamente, porém em alguns casos a doença pode acarretar dores articulares crônicas.
Romualdo destaca que "existem 4 tipos de vírus da dengue que produzem imunidade seletiva. Ou seja, cada vez que uma pessoa é acometida por um tipo do vírus, não pode mais ser infectada por ele. No entanto, quanto mais tipos de vírus existem, maior a probabilidade de uma infecção e a cada novo episódio, os sintomas tendem a manifestar-se com mais severidade."
Campanha
Para conter a proliferação dos mosquitos, o enfermeiro, coordenador de Agentes e Endemias, Manoel Medeiros, ressalta que está sendo aplicado em Santa Quitéria o Plano de Contingência das Arboviroses, que contempla toda a estratégia de controle e tratamento.
"Já nos reunimos com as equipes e orientamos a estratégia de atuação. Foi feito também um trabalho de dedetização nos quarteirões positivos como do distrito de Lisieux, por exemplo" afirma Medeiros, destacando a necessidade da população recorrer às unidades de saúde ao identificar os sintomas:
"Ao identificar os sintomas, a população deve procurar a unidade de saúde se for possível. Caso o paciente esteja impossibilitado de deambular, deve-se informar em caráter de urgência ao agente de saúde para que este possa intermediar uma visita da equipe de saúde."
A prevenção e o tratamento são a chave para o melhor enfrentamento das arboviroses. A Prefeitura Municipal de Santa Quitéria se utiliza de seus canais para veicular as informações necessárias para o combate à proliferação destas doenças. No perfil de nossas redes sociais, constam cards informativos sobre prevenção [https://www.instagram.com/p/Ceg3hq8uGSm/?igshid=YmMyMTA2M2Y=] e identificação de sintomas [https://www.instagram.com/p/CemI_CZun2M/?igshid=YmMyMTA2M2Y=] que podem auxiliar a população no entendimento da causa.