Iniciou nesta segunda-feira (05/02), a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O atendimento está acontecendo na Casa do Cidadão
Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A Prefeitura de Santa Quitéria, por meio da Secretaria de Proteção Social e Direitos Humanos (PSDH), iniciou nesta segunda-feira (05/02), a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O atendimento está acontecendo na Casa do Cidadão, na rua Monsenhor Furtado, 77, localizada no Centro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A CIN é gratuita, mesmo para quem emitiu versões anteriores da carteira de identidade.
Para adquirir a nova carteira a documentação necessária é: certidão de nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento (se casado); CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Se autista, além da certidão de nascimento e CPF, também é necessário o documento do responsável e o laudo médico com CID específica para autismo para inserção do símbolo na carteira. x
A nova versão do documento traz uma importante mudança: a numeração será única, apenas o CPF. Desta forma, permite a integração com outros órgãos e serviços. As carteiras de identidade emitidas antes da adoção do novo modelo continuarão válidas até o ano de 2032.
Vantagens da CIN
A CIN é emitida em duas formas - física e digital - garantindo que todos sejam atendidos, independentemente de terem acesso à internet ou dispositivos digitais. Ela possui um QR Code para verificação de autenticidade, permitindo que qualquer pessoa confirme se a identidade é autêntica e se foi roubada ou perdida.
Além disso, a nova CIN permite a inclusão da carteira de estudante, que pode ser lida através do QR Code presente no novo modelo do documento. Ela segue padrões internacionais e possui o código MRZ, o mesmo usado nos passaportes, facilitando a entrada em países do Mercosul.